FESTAS DE VINHO A COPO CONTARAM COM FORTE ADESÃO EM LISBOA E NO PORTO 03 Julho 2012 16.500 CONSUMIDORES ENVOLVIDOS NAS FESTAS “A COPO!”

A segunda edição das festas A Copo, promovida pela ViniPortugal, conseguiu uma duplicação na procura de vinho a copo na cidade do Porto e uma forte adesão em Lisboa. Conseguindo envolver 16.500 consumidores nas duas acções, as festas A Copo satisfizeram o objectivo de promover o consumo de bons vinhos portugueses a copo, como forma de aceder a diversas opções de elevada qualidade, com moderação, em momentos de descontração e convívio

Realizadas no âmbito da campanha “A Copo!”, direcionada para mercado nacional e promoção do serviço de vinho a copo, as festas “A Copo!” conquistaram um público maioritariamente jovem e citadino em duas zonas de ambiente noturno chave. Foram degustados, ao todo, 30 vinhos portugueses de referência, das principais regiões demarcadas, a um preço acessível (1,5€), e a iniciativa contou com a participação de 12 bares, wine bars e restaurantes em Lisboa e 14 no Porto.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal explica que as “festas de vinho a copo ultrapassaram as expectativas traçadas” justificando que o sucesso da iniciativa se deve ao “ consumidor começar a perceber o objectivo das festas A Copo e a aderir de uma forma mais activa”

“As festas A Copo são o ponto alto da campanha A Copo, que está a ser desenvolvida no mercado nacional. Ao longo do ano vão ser organizadas 70 acções de formação em todo o país. São vocacionadas para o canal Horeca e incidem na sensibilização deste público para as vantagens do serviço de vinho a copo. A ViniPortugal investe num processo educativo para mudar a cultura do vinho, promovendo o consumo de vinho de qualidade associado a um consumo mais moderado, mais responsável, proporcionando prazer na degustação. Aposta que está a ser ganha mas é um projecto que tem que durar 5 a 10 anos, pois perdeu-se uma cultura de vinho que tem de ser reconquistada” sustenta Jorge Monteiro.

As festas A Copo terão continuidade em 2013, estimando a ViniPortugal que estas possam incluir mais estabelecimentos comerciais ou alargar a zona de abrangência.